domingo, 10 de janeiro de 2010

A Noiva e o Condutor - NOMES E SOBRENOMES

Os nomes dos protagonistas de "A Noiva e o Condutor" carregam algum significado histórico?

Helena

Na mitologia grega, Helena (em grego, Ἑλένη – Helénē) era filha de Zeus e de Leda, irmã gêmea da rainha Clitemnestra de Micenas, irmã de Castor e de Pólux e esposa do rei Menelau de Esparta. Quando tinha onze anos foi raptada pelo herói Teseu. Porém seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta. Possuía a reputação de mulher mais bela do mundo. Helena tinha diversos pretendentes, que incluíam muitos dos maiores heróis da Grécia, e o seu pai adotivo, Tíndaro, hesitava tomar uma decisão em favor de um deles temendo enfurecer os outros. Finalmente um dos pretendentes, Odisseu (cujo nome latino era Ulisses), rei de Ítaca, resolveu o impasse propondo que todos os pretendentes jurassem proteger Helena e o marido que ela escolhesse, qualquer que fosse. Helena então se casou com Menelau, que se tornou rei de Esparta. Helena teve uma filha com Menelau, Hermíone. Numa viagem a Esparta, Páris encontra a princesa Helena, que está casada com Menelau, irmão de Agamenon, filhos de Atreu, rei de Micenas. Helena e Páris fogem para Tróia; Menelau, Agameon, Aquiles e outros reis juntam-se numa guerra contra Tróia. Em princípio para resgatar Helena e vingar Menelau, mas na realidade com interesses econômicos também.

Joaquim

Jeconias ou Jeoaquin ou Joaquim foi o 19º rei de Judá, e teria 18 anos quando sucedeu seu pai, Jeoacaz, no trono. Nabucodonosor o fez cativo e levou o tesouro do templo e do palácio, para a Babilônia. Lá ele gerou sete filhos, e assim a família real sobrevive, embora que nunca mais ascenda ao trono.

Dr. Henrique

Henrique IV (Goslar, Brunswick, Alemanha 11 de Novembro de 1050 — Liége, Bélgica 7 de Agosto de 1106) foi rei da Germânia desde 1056 e imperador do Sacro Império Romano-Germânico no período de 1084, até abdicar em 1105. Foi o terceiro imperador da dinastia Saliana. Henrique foi o primogênito do imperador Henrique III e da sua segunda esposa Agnes de Poitou e provavelmente nasceu no palácio real de Goslar. Só foi batizado na Páscoa do ano seguinte, de modo que o abade Hugo de Cluny pudesse ser um dos seus padrinhos. Mas, mesmo antes desta cerimônia, durante o Natal, o seu pai exigiu que os nobres presentes à consoada prometessem fidelidade a seu filho. Três anos mais tarde, ainda ansioso de assegurar a sucessão, Henrique III convocou uma assembléia de nobres para elegerem o jovem Henrique como seu sucessor e, a 7 de Julho de 1054, fez com que ele fosse coroado rei da Germânia pelo arcebispo Hermano de Colónia. Desta maneira, quando Henrique III morre repentinamente em 1056, a ascensão do seu filho de 6 anos não teve oposição, ficando sua mãe, a imperatriz Agnes como regente.

Sr. Barbosa/Sra. Bourbon

Barbosa é uma apelido de família da onomástica das línguas portuguesa, castelhana e catalã. O sobrenome Barbosa é classificado como sendo de origem habitacional. "É antiqüíssima, entre as famílias da Espanha, a de Barbosa e, no primeiro século da Coroa Portuguesa, logrou as maiores prerrogativas. Conserva com honra a sua nobreza, podendo, na decadência em que se acha, vangloriar-se de que em toda Espanha e Europa não se acharam muitas famílias que, tanto sem contradição, possam provar a série da sua varonia continuada por mais de mil anos, e será muito rara a família da Espanha que não tenha nas suas veias sangue dos primeiros Barbosa, e nem houve, em Portugal, reinado em que os Barbosa não tivessem pessoas ilustres assim em armas como em letras" - Felgueiras Gaio.

A nobreza da família dos Bourbon data, pelo menos, do início do século XIII, quando o patrimônio dos Bourbon foi assumido por um lorde que era vassalo do Rei da França. Em 1268, Roberto, Conde de Clermont, sexto filho do Rei Luís IX de França, casou-se com Beatriz da Borgonha, herdeira do senhorio de Bourbon. Seu filho, Luís, tornou-se Duque de Bourbon em 1327. A linhagem de seus herdeiros foi desapossada do ducado em 1523 em função da traição do Duque Charles III, mas a linhagem de La Marche-Vendôme adquiriu o Ducado de Vendôme. A ramificação Bourbon-Vendôme tornou-se a casa real governante primeiro do Reino de Navarra em 1555 e da França em 1589, quando Henrique III de Navarra tornou-se Henrique IV, Rei da França.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário