domingo, 10 de janeiro de 2010

A Noiva e o Condutor - CENA DELETADA


Há músicas que existem para que o personagem a cante, e há personagens que existem para cantar a música. Este último caso aconteceu com o personagem Domingos. Ele e a irmã, Glória, são de uma família de retirantes que vieram de algum lugar do norte/nordeste do Brasil. Inicialmente, o personagem foi inventado para cantar, com a consangüínea, "Vamos Falar do Norte" (música do Bando de Tangarás, grupo formado em 1929 do qual Noel Rosa era integrante).

A cena, originalmente pensada por Aline Campêlo, intérprete de Glória, se passaria durante o ensaio do coral da igreja de Cascadura (bairro que a trama tem como cenário), liderado pela tia de Joaquim. No momento no qual os personagens estão aparentemente sem conflito, esse grande alívio cômico, tinha como pretexto mostrar um elemento que tornaria a aparecer numa cena mais tardia - uma carta de amor de Helena para Joaquim.

No entanto, a cena foi modificada para que apenas os dois irmãos estivessem presentes nela. Isso facilitou a ocorrência dos ensaios entre os atores e, como o grupo pôde observar mais tarde, revela uma intimidade maior entre os personagens. Como recompensa, Domingos teve a oportunidade de estar em outras cenas sem o compromisso de cantar nada.

CENA 7: Josefina está sentada. Entram Glória, Olga, Domingos e Guilherme. Domingos dá um sopapo nas costas de Guilherme, e Glória dá um tabefe no irmão.

Josefina: Calma, jovens. Lembrem-se que você estão na casa do Pai Celestial…

Domingos reagindo ao tabefe de Glória: Ai! Que Diabos!

Josefina: Pois bem, sentem-se. Por favor, menino do lado de menino e menina do lado de menina.

Glória senta entre Olga e Domingos.

Josefina: Bom! Assim está bom. Continuem assim até os trinta anos e nada de mal vai acontecer a vocês. Agora, postura, jovens.

Josefina tenta melhorar a postura de Glória.

Josefina: Fiquem de pé. Peito para fora e barriga para dentro. Olga, menos peito para fora. Muito bem. Vamos à afinação. Lá.

Domingos: Onde?

Josefina: Não. É a nota depois do sol. Lááá…

Glória, Olga, Domingos e Guilherme desafinando: Lááá…

Josefina: Não, juventude de Deus. É lááá…

Glória, Olga, Domingos e Guilherme afinados: Lááá…

Josefina: Bem melhor. Agora, percebo que minhas preces não têm sido em vão. Podem se sentar. Cada um vai me mostrar a música que pesquisou para cantar no coral da missa. Olga, você primeiro.

Olga cantarola a Marcha Nupcial.

Josefina: Ótimo! Para quem é maior de trinta. Não se esqueçam. Sua vez, Guilherme. O que tem para nos mostrar?

Guilherme surpreende Josefina e Olga com a Marcha Fúnebre.

Josefina: Parou! Guilherme, sinto que a sua pobre alma ainda não está em comunhão com o Divino Espírito. Bom, depois dessa é melhor retornarmos para o coração quente dos nossos lares e pagarmos algumas penitências…

Glória: Peraí! E eu e o Domingos? Não vamos cantar por quê?

Josefina: Porque…

Olga: Porque ninguém quer ouvir a sua voz de taquara rachada.

Glória: Pois fique você sabendo que eu e o traste do meu irmão já tivemos nosso próprio show.

Olga: Ah, tá! E eu tenho a minha própria grife: a Olga’s.

Josefina: E no que consistia esse show, jovem abençoada?

Glória: É que nosso pai queria muito que a gente fosse uma dupla de irmãos cantores famosos lá no sertão: Glória & Dom. E ele compôs até uma música pra gente cantar pelas noites dos bares de lá. E, quando a gente cantava, o povo dizia que até a lua sambava.

Josefina: Então nos mostrem esse show, meus anjos celestes.

Os personagens cantam Vamos Falar do Norte.

Josefina: Bravo! Que vozes angelicais! Mas me digam: por que vocês não continuaram a cantar?

Glória: Foi porque o papai desistiu da idéia e trouxe a família toda pro Rio. Mas eu acho que tinha que ser assim mesmo, porque, sem a gente aqui, era capaz de a Helena acabar ficando sem o Joaquim.

Josefina: Como?

Glória: Por falar nisso…

Olga se insinuando para Domingos: Me deu uma vontade de conhecer o sertão agora.

Glória: Larga ele. Domingos, a Helena pediu um favor a você.

Domingos: Qual?

Glória: Leve essa carta e a entregue nas mãos daquele rapaz, o Joaquim.

Domingos: Antes ou depois de eu ler?

Glória: Não é pra você ler, seu estúpido.

Glória sai de cena batendo em Domingos, atrás deles, Olga e Guilherme se flertando e, em seguida, Josefina decepcionada.

Josefina: Livrai-nos do mal, Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário